ADMINISTRAÇÃO do SALÃO - A QUALIDADE COMEÇA EM MIM

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RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO: SUCESSO GARANTIDO!

    O sucesso de um salão é garantido por uma clientela fiel, conquistada através de um relacionamento, onde o bom atendimento e a qualidade dos serviços sejam prioridades.

    Define-se Relacionamento como qualquer tipo de relação entre pessoas, que dure algum tempo.
    Fidelizar um relacionamento é manter uma relação estável, que pode durar para sempre.
    Em se tratando de salões de beleza não é diferente. Atrair o cliente é o primeiro passo. Continuar andando, com sucesso, depende de uma clientela fiel, conquistada através de um relacionamento diferenciado. Alguns profissionais pensam que a relação com o cliente acaba quando seu serviço ou produto indicado é vendido. Esse tipo de pensamento é um grande equívoco!

Se os salões de beleza quiserem manter o cliente fiel ao seu serviço ou produto, devem saber preservar o relacionamento através de determinados procedimentos.

No mercado atual, altamente competitivo, o cliente é o foco.

    Como conquistar e manter o cliente? São vários os fatores que contribuirão para isto. Entre eles, a qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos.        Pesquisas apontam, com 68%, que a atitude do pessoal de atendimento e a má qualidade dos serviços são as principais razões para a perda de um cliente.            Outros 14% ficam desapontados com a qualidade dos produtos, e o restante deixa de freqüentar o salão de beleza por outras causas, como preço e mudança de profissionais.

Sabemos que a principal causa da perda de faturamento de um salão e, conseqüentemente, de grandes prejuízos, é a falta de pessoas preparadas, motivadas e conscientes do real valor do cliente. A começar pelos próprios profissionais, que interagem diretamente com os clientes. Sendo assim, não adianta investir em marketing, publicidade e assessoria de imprensa. Segundo JCMacedo, consultor empresarial, custa cinco vezes mais caro conquistar um cliente, que manter o existente.

    Nos últimos anos, o crescimento do mercado de coiffure é algo surpreendente. E a concorrência, cada vez maior. Por isso, falar em qualidade de atendimento é oferecer qualidade em todos os serviços. Não é simplesmente investir em treinamentos para o atendimento ao cliente. É a preocupação constante com a satisfação do cliente. Preocupação real e sincera, fazendo com que ele sinta prazer em retornar ao salão, indicando e recomendando os profissionais, o produto adquirido e a qualidade de atendimento a outras pessoas, que esperam receber o mesmo tratamento. Costumo dizer que o cliente deverá sempre estar por prazer e não por obrigação.

    Para ter o cliente satisfeito existem vários outros fatores como: uma boa apresentação do salão, fácil acesso aos produtos indicados pelos profissionais, motivação dos funcionários, cabeleireiros e manicures bem informados, atualizados e treinados.
    O cliente, ao entrar no salão, irá observar desde o layout até a forma de executar o serviço desejado.
Observará não só como lhe tratam, como também o outro é tratado
     Quando indicamos um produto, devemos nos certificar que o cliente está comprando um benefício (vantagens e diferenciais) que o produto irá lhe proporcionar. Todos estes fatores, entre outros, farão com que o cliente perceba que é importante para o salão, sentindo-se valorizado e estimado. Um salão de beleza tem o dever de conhecer o nível de expectativa dos clientes.        Faça exatamente o que eles querem e o serviço será bom.

    O cliente é tudo. Um atendimento de qualidade, sincero, faz com que o cliente volte e indique outros clientes. Apesar da satisfação do cliente ser primordial para qualquer salão de beleza, a satisfação isolada não é suficiente para a conquista de clientes fiéis, já que altos níveis de satisfação não resultam, necessariamente, em visitas regulares e aumento de faturamento. A partir deste ponto a fidelidade torna-se ideal. Saber quem são os seus clientes, que serviços eles fazem e o que eles compram, pode trazer valiosas informações para o salão de beleza, com a participação dos profissionais envolvidos. Muitos salões não sabem qual o número de clientes atendidos no mês, e nem quantos retornaram no mês seguinte. Fica uma sugestão: O cliente é Rei. Independente do porte do salão. Portanto, cative, conquiste e fidelize seu cliente, pois ele se tornará o maior veículo de propaganda do seu salão de beleza.

A propósito, como o seu salão está tratando os clientes? Relacionamento e Fidelização? Não? Então somente Deus pode te ajudar.

Quais as características que um salão de beleza deve ter a satisfação dos clientes?
    Primeiro o cabeleireiro tem que ter o cabelo impecável e usar os produtos do próprio salão, fazer cursos para se atualizar, bom atendimento ética profissional, o salão tem que ser super limpo e decoração de primeira.      Apresentar sempre novidades de beleza, procurar sempre informações.
eu gosto de entrar num salão de beleza e ver tudo bem limpinho e perfumado, outro detalhe seria móveis de cor clara e muitos espelhos, no salão que eu vou, gosto de uma cascata em miniatura que tem lá é muito tranquilizante, outro detalhe são os produtos que o salão deve usar como shampoos, e outros, mas não podemos esquecer de que em primeiro lugar é o atendimento ao cliente, todas as pessoas gostam de se sentir especiais, portanto faça com que cada cliente se sinta especial no seu salão.
1. ambiente limpo
2. bom atendimento aos clientes
3. qualidade dos serviços
4. preço justo

    Essas regras são básicas, e servem para um salão de beleza e para qualquer outro ramo de atividade.
    Sensibilidade ... pra perceber o cliente, pra cortar, arrumar, pra opinar o que fica bom ou ruim etc. São raros os que tem essa percepção.
         Treinamentos motivacional e relacional estabelecem diferenciais de um salão de beleza.
    O sucesso e o bom funcionamento de um salão de beleza dependem do clima interno de organização, cortesia e trabalho em equipe.
    Um ambiente que transmite harmonia e profissionalismo fideliza e atrai novos clientes.
    O crescimento do setor de beleza no Brasil tem influenciado, significativamente, todas as cadeias que compõem o segmento.
    No caso dos salões de beleza, a competição é bastante acirrada, pois novos estabelecimentos são abertos diariamente.
    Por isso, um salão precisa desenvolver estratégias para fidelizar os clientes por meio de seus serviços e atendimento.
    Neste quesito, o investimento em treinamento motivacional para sua equipe de profissionais para oferecer atendimento diferenciado para cada um de seus clientes. Como parte deste treinamento, o Salão realiza dinâmicas de grupo com seus colaboradores.
     A equipe passa por reuniões bimestrais para analisar e discutir possíveis problemas no funcionamento e promover integração. Focamos atendimento ao cliente, desenvolvimento dos profissionais, cooperação, organização do espaço e gestão, entre outros temas. Nessas reuniões, todos são incentivados a participar, trazendo críticas e sugestões.
     Uma vez por semestre, toda a equipe passa por um treinamento mais específico, onde o salão fecha um dia mais cedo e a tarde acontecem dinâmicas de acordo com a necessidade do momento.
    As dinâmicas são alternadas em sua metodologia, sendo relacionais, motivacionais ou ligadas a um treinamento específico.
    Na diversidade do ser humano a tratativa das diferentes personalidades do ser humano e a abordagem de temas como medo, acomodação, determinação e busca de Ideais, são assuntos a comentar.
    Outro assunto a analisar:  O Segredo, obra apresentada em livro e vídeos, que mostra a importância do pensamento positivo e da crença interna no próprio potencial para a concretização dos sonhos. A maioria destas dinâmicas deve ser dirigida por quem conheça o assunto, é uma área que trabalha as emoções através do corpo em movimento. Mas quando necessário, estender o convite a um especialista, como por exemplo, um consultor em atendimento ao cliente para dar uma palestra para a Equipe.
    Com esse trabalho conseguimos uma equipe mais unida e tranqüila, menos tensa, que entende os limites de cada um e os respeita.
    Temos um ambiente de trabalho extremamente harmônico e leve, bem da maioria dos salões de beleza atuais.
     Os clientes percebem e valorizam essas qualidades do no salão que frequentam.

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