Ética - A QUALIDADE COMEÇA EM MIM

Ir para o conteúdo

Menu principal:

DIRECIONADOR

Pessoal
Asseio:
Cabelos Penteados e aparados.
Maquiagem discreta.
Dentes Limpos, atentar para o hálito.
Secreções Sudoríparas (suor).
Mãos e Unhas sempre bonitas.
Para realizar os trabalhos, evitar joias, somente o relógio de pulso.
Uniforme ou roupa devidamente confortável e elegante.
Sapatos limpos, saltos baixos.
Perfume discreto.

Pessoal
Postura:
Proibido fumar – diante da cliente – após fumar faça assepsia das mãos para desaparecer o cheiro do tabaco.
Não encostar nas clientes evitando quaisquer insinuações.
Saber ouvir e respeitar as vontades do cliente, por mais absurdo que seja tem de se portar com equilíbrio e discernimento para reverter a situação.
Evitar conversar com as colegas de trabalho falando com moderação.
Não comentar seus problemas pessoais com as clientes.
Atentar pelos costumes e gravar sempre o nome chamando-a usando os prenomes senhora, senhor, doutor...
Manter limpos e esterilizados os equipamentos, instrumentos e aparelhagem obedecendo às regras básicas da higiene.
A cada corte recolher os cabelos não prevalecendo a superstição de trazer sorte ou movimento para o salão.

Higiene
Indumentária:

Adotar Uniforme
Na cor branca, traduz limpeza e caracteriza o iniciante nas atividades de salão.
Na cor preta identifica o cabeleireiro profissional em determinados salões.

Estabelecimento
Forte Iluminação:
Espelhados para refletir a iluminação nas paredes e chãos limpos.
Móveis e utensílios rigorosamente limpos.
Não manter plantas com água estática, evitando a dengue ou cólera.

Social
No Salão:

Ler jornais e revistas, assistir TV nos seus noticiários e programas de moda e beleza bem como novelas que ditam os modelos de corte e penteados, frequentar, se convidado, mesmo adquirindo os convites, points, vernissage, reuniões, inaugurações e outros eventos, bem como até funeral dependendo da relação profissional/cliente.
As intimidades, confiança entre o profissional e a cliente somente o tempo irá determinar o grau de amizade, que quando ocorrer deverá acontecer naturalmente.
Lembrem-se: O profissional de beleza sempre será o referencial de confiança do cliente atribuindo-se a força "formador de opinião" em todas as áreas de relacionamento pessoal.
Respeitar:  
Preferências religiosas, políticas e esportes.
Ouvir:
Problemas sentimentais, familiares e sócio-econômicos.
Comentar:
Ao comentarem  as confidências, relate os resultados positivos ocorridos em sua vida ao tomar como exemplo, fatos de amigos e clientes que obtiveram resultados positivos.
Nunca:
 Transmita fatos negativos, levante sempre o astral do cliente que, ao se ver transformada, certamente terão acionadas a acomodação natural das coisas nos seus problemas.
Atualização
Profissional
O privilégio ao cliente deve ser uma constante.
Em respeito à clientela, manter-se atualizado em todos os momentos da moda, notadamente na área da beleza.
Frequentar cursos, congressos e em especial no exterior, apresentando os devidos certificados sempre que possível.
Ler e conhecer, mesmo que superficialmente todas as marcas de produtos e serviços genéricos do exercício da profissão.
Os clientes tem conhecimento diversificado dos produtos e serviços, portanto não se despersonalize alegando não conhecer.
Relações Públicas
Profissional
Cartões de visita.
Folders dos serviços e promoções.
Material ilustrativo.
Data de Aniversários, telefonar ou mandar cartões.
Fotografar e/ou filmar o antes e o depois, nos procedimentos em noivas e clientes, nos cortes, penteados e transformações ( formar o book do salão).
Em clientes de projeto social organizar álbuns de trabalhos realizados.
Mala Direta
Publicidade em jornais, TV e revistas locais especializadas.
Arquivo – histórico atualizado desde a reminiscência dos fatos iniciais e relacionamento pessoal, até a fase de pós formação.
Organizar os arquivos de publicidade e assuntos técnicos em função do tempo, pois a moda vai e vem.

Administrativo
Contratações
Autônomo
ISS/CPF INSS
Contrato de Serviços
Firma
Individual = ME
Social = Cotas Limitadas
S/A = Sociedade Anônima
Cooperativa de Trabalho
Locação de Espaço
Franquias – Franchising
Logomarca
Localização – Análise de Ponto Comercial
Instalações Padronizadas
Uniformes
Difusão – Marketing Globalizado rateado
Avaliação de Franquia
Quadro Pessoal
Diretriz de Trabalho
Autonomia – Regras de Horários
Divulgação própria/coletiva do espaço delimitado sob contrato de locação ou dos serviços.
Registro – carteira de trabalho – CLT
Salário Base e comissões
Despesas e produtos sob condições pré-estabelecidas ( variáveis)
Estabelecimento de coexistência ( interpessoal-harmonia- atualização) visando o melhor atendimento.
Cliente integrada

Concorrência Interna
Relacionamento Pessoal
Reuniões constantes e permanentes
Informatização
Computador
Impressora
Software de controle gerencial
Fax
Scanner
Telefone
Internet
Comercial
Multiplicidade no atendimento a clientela.
Providencia dos Produtos de utilização no salão
Definição dos itens de estoque
Marcas de mídia
Marcas de Promoção
Marcas de Utilização no dia a dia
Manutenção em estoque da linha de revenda
Evitar comercializar: roupas modinhas – rifas – planos de previdência – produtos alheios.
Comercializar boutique de roupas finas, bijuterias finas e perfumes.
Regra: A cliente vai ao salão para se transformar e não a um shoping ou supermercado. A comercialização de produtos deverá estar no contexto do interesse do perfil do cliente frequentador do salão.
Produtos Importados ou exclusivo ao profissional
De uso próprio no salão.
De venda para manutenção em casa do cliente.
Saúde
Atentar – Ler, lesão por esforço repetitivo.
Mal que se conhece nos digitadores, cabeleireiros e aqueles que exercem junções repetitivas. Inutilização dos membros superiores desde o ombro até os dedos.
Leucopenia
Mal que se adquire nos produtos químicos, inclusive nos materiais de limpeza. Precaver-se com máscara respiratória e luvas.
Alergia
As manifestações são causadas por produtos químicos tais como amônia, descolorante...
Varizes
Várias horas em pé e os contatos com os produtos, dependendo do trabalho, trabalhar sentado em mocho com rodízios.
Dores Lombares
A maratona no atendimento as clientes causam vários desconfortos, dentre eles, dores lombares.
Stress
Várias são as causas, além do cotidiano, a relação de atendimento público.
Precaução: exercício físico diário
Alongamento de dedos e braços
Andar se possível descalço
Exercício respiratório
Massagens
Lembrar sempre que o exercício da profissão é uma maratona exaustiva, deve-se ter cuidados físicos.
Mística
Evitar tênis ou solado de borracha
A borracha isola o contato de eletricidade no corpo, notadamente no uso das mãos com a parte capilar do cliente, ficando o profissional susceptivo as cargas negativas do cliente.
Sempre que possível andar descalço na praia, gramado ou na terra.
Manter um ponto de proteção espiritual com santuário, pedras, bíblia ou outros fatores de acordo com sua crença.
Antes de iniciar o trabalho diário, concentrar-se de forma positiva, fazendo uma oração se católica, a "oração do cabeleireiro" e no final do dia, agradecer mais essa etapa cumprida.

voltar









 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal